• Foto 1 do produto C-212 Aviocar
    Foto 1 do produto C-212 Aviocar

C-212 Aviocar

Os aviões CASA C-212 Aviocar destinavam-se a operar nos então territórios portugueses em África em missões de transporte aéreo, contudo, a sua chegada no final de 1974 inviabilizou essa utilização.
Para além do transporte aéreo, a frota foi adaptada para poder executar outros tipos de missão como Guerra Eletrónica, Fotografia Aérea, Pesquisa de Recursos Naturais, Instrução de Navegadores e Vigilância Marítima.
Esta aeronave teve papel preponderante em missões humanitárias, evacuação sanitária, transporte e ligação inter-ilhas, nos Açores e Madeira. Por mais de duas dezenas de anos foi também utilizado neste tipo de missões em S. Tomé e Príncipe, ao nível da cooperação internacional de Portugal.
Durante mais de três décadas em que esteve ao serviço foram cumpridas inúmeras missões de lançamento de paraquedistas, para instrução e treino, incluindo saltos a grande altitude de forças especiais.
Em 1993, no âmbito da Fiscalização e Controlo das Atividades da Pesca, foram adquiridas duas aeronaves C-212-300, versão mais recente e destinada prioritariamente à Vigilância Marítima, intensivamente utilizadas no continente, Açores e Madeira.

Observações: IMAGENS MANIPULADAS A PARTIR DO DESENHO - Fotos brevemente disponíveis

Imagem maximizada

fechar [X]