A inovação é um dos principais eixos estratégicos da INCM, abrangendo produtos, processos, modelos de negócio ou métodos organizacionais, de modo a garantir a sustentabilidade e a competitividade da empresa.

A inovação na INCM baseia-se numa estratégia colaborativa (open innovation), bem como na integração de investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI) na cultura da empresa.

Para tal, a INCM conta com uma rede colaborativa de parceiros externos - Rede de Inovação - constituída por universidades, centros tecnológicos e de investigação, laboratórios, startups, investidores, fornecedores e clientes, entre outras entidades setoriais consideradas estratégicas.

Logotipos das entidades

Conta ainda com uma estrutura interna que trabalha, de forma muito estreita, com as diversas unidades orgânicas da empresa e com os seus trabalhadores, organizados em equipas, workshops e fóruns de discussão.

Esta dinâmica tem permitido à INCM desenvolver diversos Projetos de I&DI. Atualmente, a INCM tem em curso vários projetos relacionados com o aumento da segurança de documentos, bens e pessoas, bem como com a melhoria de processos produtivos:

Criação de um algoritmo de identificação biométrica de impressões digitais.
Parceiro: INESC-TEC

Desenvolvimento de um programa que permita efetuar a simulação numérica do processo de cunhagem de moeda.
Parceiro: Instituto Superior Técnico

Desenvolvimento de instrumentos de segurança e rastreabilidade, e respetivos instrumentos de leitura e verificação, a serem aplicados em selos para confirmação de autenticidade.
Parceiro: Universidade de Coimbra

Tem como objetivo melhorar a segurança das marcas de contrastaria, tornando-as únicas e sem possibilidade de serem copiadas, bem como desenvolver os respetivos instrumentos de verificação de autenticidade.
Parceiros: Universidade de Coimbra e Instituto Pedro Nunes

Criação de um sistema de impressão de faces 3 Dimensões em cartões de identificação.
Parceiro: Universidade de Coimbra

Visa melhorar a autenticidade de documentos de segurança, através de produção de marcadores nano estruturados de elevada segurança, para utilização em processos de impressão a jatos de tinta, a laser e de offset.
Parceiro: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Visa procurar uma alternativa ao crómio IV que permita manter as apertadas tolerâncias dimensionais no processo de cunhagem e que resista às repetidas solicitações mecânicas a que estes produtos são expostos de forma cíclica. Envolve um estudo de viabilidade de revestimentos por PVD.
Parceiro: Universidade do Minho

Desenvolvimento de sistemas eletrónicos utilizando tecnologia de eletrónica transparente embebida em papel, visando o aumento da segurança de documentos e da rastreabilidade. O sistema permitirá a receção, armazenamento e transmissão de dados entre diferentes interfaces e através de tecnologia NFC.
Parceiro: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Visa desenvolver técnicas de cunhagem de moeda a materiais termoplásticos transparentes.
Parceiro: Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico

Visa dotar a INCM com o conhecimento e os meios necessários para proceder a uma análise do potencial de cada moeda para a colonização e sobrevivência bacteriana, permitindo novos critérios de conceção de moedas que minimizem a adesão de bactérias.
Parceiros: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Instituto Superior Técnico; Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Criação de um modelo econométrico de avaliação e quantificação do impacto económico das práticas de responsabilidade cultural e societal da INCM
Parceiro: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Criação de novas ferramentas de pesquisa para o Diário da República Eletrónico, que possibilitam a adequação inteligente do sistema aos perfis dos utilizadores e à natureza dos conteúdos.
Parceiro: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC.ID)

PRÉMIO INOVAÇÃO INCM 2017

Terminou a 31 de dezembro de 2017 o prazo para a receção das candidaturas ao Prémio Inovação INCM 2017, que contou com a participação de investigadores pertencentes à Rede de Inovação.

Ideias Finalistas do Prémio Inovação INCM 2017

O Júri do Prémio Inovação INCM 2017, presidido pelo Prof. Dr. José Ramalho Fontes, reuniu no dia 26 de fevereiro de 2018, com o objetivo de analisar um total de 33 ideias que foram submetidas ao Prémio e de selecionar as três ideias finalistas a concurso. As três ideias abaixo indicadas serão apresentadas publicamente pelos candidatos em formato resumo (pitch), em cerimónia a ocorrer no dia 24 de maio de 2018, no edifício da Casa da Moeda, onde ocorrerá também uma Mostra de Inovação, na qual serão apresentados alguns dos projetos implementados ou em desenvolvimento na INCM. Após estas apresentações o júri anunciará a classificação final.

Ideias finalistas:

Fabrico de moedas comemorativas através de tecnologias aditivas

Equipa:

  • Carlos Manuel Alves da Silva - IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica
  • Paulo António Firme Martins - IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica
  • Luís Manuel Mendonça Alves - IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica
  • Maria Beatriz Cipriano de Jesus Silva - IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica
  • Ivo Manuel Ferreira de Bragança - ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

INTMOB - Intralogistics Mobile Assistant Unit for Flexible Manufacturing System

Equipa:

  • José António Barata de Oliveira - CTS-UNINOVA - Centro de Tecnologia e Sistemas
  • André Filipe Lopes Lourenço - CTS-UNINOVA - Centro de Tecnologia e Sistemas
  • Eduardo Manuel Ferreira Morais Pinto - CTS-UNINOVA - Centro de Tecnologia e Sistemas
  • Francisco Antero Cardoso Marques - CTS-UNINOVA - Centro de Tecnologia e Sistemas
  • Ricardo André Martins Mendonça - CTS-UNINOVA - Centro de Tecnologia e Sistemas

Block car pollution - Potenciar o uso de transportes coletivos e partilhados com recurso a blockchain

Equipa:

  • João Paulo Barraca - Universidade de Aveiro
  • André Zúquete - Universidade de Aveiro
  • Rui Arnaldo Terra Pinheiro Nunes da Costa - Ubiwhere, Lda.

Este Prémio visa selecionar e recompensar ideias que possibilitem a criação de soluções inovadoras, e que possam integrar o objeto social da INCM, nas seguintes áreas:

  • Novos elementos de segurança, físicos e/ou lógicos, por forma a autenticar, certificar, rastrear e validar pessoas, atos, bens e documentos.
  • Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Novos produtos e serviços;
  • Desenvolvimento e melhoria de processos produtivos, relacionados com pelo menos num dos seguintes aspetos:
    • Novas tecnologias ou novos materiais;
    • Sistemas de produção flexíveis, reconfiguráveis, inteligentes, adaptativos, colaborativos em rede e para customização em massa (no âmbito da Indústria 4.0);
    • Eficiência energética e minimização dos impactos ambientais;
  • Novos modelos de negócio, relacionados com a incorporação de novas tecnologias conducentes à digitalização do negócio.

Serão premiadas as três melhores ideias, de acordo com o seguinte:

  • 1º Lugar - financiamento do projeto de I&D até um valor de 500.000¤;
  • 2º Lugar - financiamento do projeto de I&D até um valor de 250.000¤;
  • 3º Lugar - financiamento do projeto de I&D até um valor de 100.000¤;

2% dos valores referidos são destinados a premiar diretamente os investigadores.

Para informação integral, por favor consulte o Regulamento do Prémio Inovação 2017.

Na sua primeira edição, em 2016, entre as várias propostas a concurso, foram selecionadas três ideias finalistas, que estão a ser alvo de desenvolvimento através da implementação dos respetivos projetos I&DI, num total de prémios pecuniários de 15.000¤ e um total de financiamento de cerca de 600.000¤.

Logotipo do prémio inovação

BANCO DE IDEIAS

O Banco de Ideias é uma iniciativa que visa proporcionar a todos os trabalhadores a oportunidade de participar ativamente no sucesso da INCM, contribuindo assim para que a empresa possa encontrar soluções inovadoras que reforcem o seu conhecimento, o seu desempenho e a sua competitividade.

Logotipo do Banco de Ideias