Imprensa Nacional publica «Alta para Ensaio», a primeira coleção de monografias dedicadas à arte bruta em Portugal

Pela primeira vez, é editada em Portugal uma coleção monográfica de arte contemporânea na esfera da arte bruta, tendo como ponto de partida o trabalho dos artistas do coletivo Manicómio.

O nome da coleção, «Alta para Ensaio», apropria-se, ironicamente, da noção dos internamentos psiquiátricos e da «alta», o momento em que uma equipa médica delibera sobre a vida da pessoa e a sua aptidão para viver em sociedade.

Com um livro por artista, esta coleção, que terá 15 volumes, destaca e explora a individualidade e idiossincrasias de cada criador e, consequentemente, o trabalho curatorial do Manicómio, um espaço de criação em Lisboa, com múltiplos projetos que cruzam a arte, a transformação social e a saúde mental, centrado em artistas profissionais com doença mental.

Mais do que um objeto artístico, espera-se que estes livros possam ser um marco no caminho da transformação e da resistência através da arte.

Os primeiros dois volumes, monografias das artistas Anabela Soares e Cláudia R. Sampaio, são lançados no dia 10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental – às 18h30, em Lisboa, na Rua João Saraiva, 28A, R/C Fundo.

Skip to content