Apresentação da moeda 250 Anos do Jardim Botânico da Ajuda
Apresentação da moeda 250 Anos do Jardim Botânico da Ajuda

250 Anos do Jardim Botânico da Ajuda celebrados em moeda comemorativa

25 de julho de 2018

A moeda corrente comemorativa dos 250 Anos do Jardim Botânico da Ajuda foi hoje apresentada ao público no espaço da Estufa Real deste jardim centenário de Lisboa.

A sessão contou com a presença do autor da moeda, o ilustrador João Fazenda, do Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor António Cruz Serra, da coordenadora do Jardim Botânico da Ajuda, Dalila Espírito Santo, e do Presidente do Conselho de Administração da INCM, Gonçalo Caseiro.

Fundado em 1768, o Jardim Botânico da Ajuda é o primeiro jardim botânico do País e foi projetado pelo botânico italiano Domingos Vandelli com o propósito de manter, estudar e colecionar o máximo de espécies vegetais.

Atualmente, sob a tutela do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, o Jardim Botânico da Ajuda alberga mais de 1640 exemplares botânicos de todo o mundo, incluindo um Dragoeiro com cerca de 400 anos que serviu de inspiração a João Fazenda ao desenhar a moeda corrente comemorativa que assinala a efeméride.

A moeda possui o valor facial de 2 euros e conta com uma emissão limitada a 10 000 exemplares com acabamento proof (prova numismática), 10 000 exemplares com acabamento BNC (brilhante não circulada) e 500 000 exemplares com acabamento normal.

Imagem maximizada

fechar [X]