250 Anos do Jardim Botânico da Ajuda celebrados em moeda comemorativa
25 de julho de 2018
A moeda corrente comemorativa dos 250 Anos do Jardim Botânico da Ajuda foi hoje apresentada ao público no espaço da Estufa Real deste jardim centenário de Lisboa.
A sessão contou com a presença do autor da moeda, o ilustrador João Fazenda, do Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor António Cruz Serra, da coordenadora do Jardim Botânico da Ajuda, Dalila Espírito Santo, e do Presidente do Conselho de Administração da INCM, Gonçalo Caseiro.
Fundado em 1768, o Jardim Botânico da Ajuda é o primeiro jardim botânico do País e foi projetado pelo botânico italiano Domingos Vandelli com o propósito de manter, estudar e colecionar o máximo de espécies vegetais.
Atualmente, sob a tutela do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, o Jardim Botânico da Ajuda alberga mais de 1640 exemplares botânicos de todo o mundo, incluindo um Dragoeiro com cerca de 400 anos que serviu de inspiração a João Fazenda ao desenhar a moeda corrente comemorativa que assinala a efeméride.
A moeda possui o valor facial de 2 euros e conta com uma emissão limitada a 10 000 exemplares com acabamento proof (prova numismática), 10 000 exemplares com acabamento BNC (brilhante não circulada) e 500 000 exemplares com acabamento normal.