Projetos vencedores vão poder contar com um financiamento total de 850 mil euros
Projetos vencedores vão poder contar com um financiamento total de 850 mil euros

Entrega do Prémio Inovação INCM 2017 & Mostra de Inovação

18 de maio de 2018

As ideias finalistas da 2.ª edição do Prémio Inovação INCM vão ser apresentadas e distinguidas na próxima quinta-feira, 24 de maio, na nave industrial da Casa da Moeda, numa sessão presidida pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

A abertura da sessão está agendada para as 15h00, no entanto, a partir das 14h00, os convidados vão ter oportunidade de visitar a Mostra de Inovação, que terá lugar no mesmo local e que dará a conhecer alguns projetos inovadores já implementados ou ainda em desenvolvimento na INCM.

Além da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, a sessão contará ainda com a intervenção do Eng.º João Paulo Oliveira, administrador da Navigator e parceiro da INCM, que falará sobre «A importância da Inovação para a competitividade das empresas».

A classificação final das três ideias finalistas será determinada e anunciada durante esta sessão, atribuindo 500 mil euros ao 1.º lugar, 250 mil euros ao 2.º e 100 mil euros ao 3.º, o que corresponde a um total de 850 mil euros investido pela INCM no financiamento destes projetos.

O Prémio Inovação INCM visa selecionar e recompensar ideias que possibilitem a criação de soluções inovadoras, e que possam integrar o objeto social da INCM, designadamente nas áreas de: novos elementos de segurança; desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação; novos modelos de negócio; crescimento e melhoria de processos produtivos e novos serviços e produtos que abarquem conceitos e tecnologias ímpares.

PROGRAMA

14h00 Visita à Mostra de Inovação INCM

15h00 Abertura da sessão sobre o Prémio Inovação INCM 2017

15h15 Apresentação das três ideias finalistas:

Fabrico de moedas comemorativas através de tecnologias aditivas - Utilização de tecnologias de fabrico aditivo (também designadas por ‘tecnologias de impressão 3D’) para a produção de discos com geometrias e detalhes tridimensionais complexos.

(IDMEC – Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico: Carlos Manuel Alves da Silva, Paulo António Firme Martins, Luís Manuel Mendonça Alves, Maria Beatriz Cipriano de Jesus Silva; ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa: Ivo Manuel Ferreira de Bragança)

INTMOB - Intralogistics Mobile Assistant Unit for Flexible Manufacturing System - O objetivo principal do projeto INTMOB é a criação de um robot autónomo para a intra-logística da INCM baseado no paradigma da Indústria 4.0.

(CTS-UNINOVA – Centro de Tecnologia e Sistemas: José António Barata de Oliveira, André Filipe Lopes, Eduardo Manuel Ferreira Morais Pinto, Francisco Antero Cardoso Marques, Ricardo André Martins Mendonça)

Block Car Pollution - O projeto pretende disponibilizar aos utentes de transportes coletivos e partilhados um sistema inteligente de recompensa, suportado em tecnologia blockchain, capaz de criar uma carteira virtual (digital wallet) e gerar moedas virtuais aquando da aquisição de bilhetes às entidades de transportes associadas ao projeto.

(Universidade de Aveiro: João Paulo Barraca, André Zúquete; Ubiwhere, Lda: Rui Nunes da Costa)

15h45 Intervenção sobre «A importância da Inovação para a competitividade das empresas», proferida pelo Eng.º João Paulo Oliveira, administrador da Navigator e parceiro da INCM no laboratório colaborativo na área de aplicações inteligentes e sustentáveis do papel (Almascience).

16h15 Anúncio e entrega dos prémios aos vencedores

16h30 Encerramento da sessão e continuação da visita à Mostra de Inovação

Imagem maximizada

fechar [X]