Imagem do livro Sou Nada ou Nada Sou?
Imagem do livro Sou Nada ou Nada Sou?

Obra vencedora do Prémio Ruy Cinatti apresentada na Feira do Livro de Díli

21 de maio de 2012

A obra Sou Nada ou Nada Sou?, que conferiu a Cidália da Cruz o Prémio Literário Ruy Cinatti, vai ser apresentada durante a V Feira do Livro de Díli, um evento que se realiza de 22 a 26 de maio e que será inaugurado pelo Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, em visita oficial a Timor-Leste.

O Prémio Literário Ruy Cinatti é uma iniciativa da INCM para Timor-Leste, com o objetivo de distinguir uma obra inédita de um autor timorense, escrita em português, em prosa ou em verso, de modo a promover a língua portuguesa e apoiar a criação literária naquele país.

Cidália da Cruz, uma jovem timorense do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Nacional de Timor Lorosae, foi a vencedora da 1ª edição do Prémio graças à obra Sou Nada ou Nada Sou?, já editada pela INCM, na qual a autora descreve a sua vivência pessoal na juventude e as dificuldades do seu percurso no meio universitário.

O Prémio, que prevê, além do valor pecuniário, a edição por parte da INCM da obra galardoada, foi atribuído em 2011 por um júri presidido pelo Professor Doutor Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta, e do qual faziam também parte Fernanda Borges e Manuel Tilman, membros do Parlamento de Timor-Leste.

Com este Prémio Literário, a INCM visa também homenagear a figura de Ruy Cinatti, poeta, antropólogo e agrónomo que passou parte da sua vida em Timor-Leste, um território que foi alvo dos seus estudos e investigações, designadamente a tese de doutoramento que apresentou em Oxford nos anos 60, e que serviu de inspiração para alguns dos seus trabalhos literários.

Imagem maximizada

fechar [X]