Apresentacão da moeda na Universidade de Lisboa
Apresentacão da moeda na Universidade de Lisboa

Moeda celebra centenário da Universidade de Lisboa

2 de março de 2012

No dia 1 de março, foi apresentada oficialmente a moeda comemorativa do Centenário da Universidade de Lisboa, da autoria da escultora Ana Gorgulho, durante uma cerimónia que teve lugar no edifício da reitoria da Universidade.

Durante o evento, que contou com a presença de Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, houve ainda oportunidade para homenagear o escultor João Duarte, professor daquela instituição durante vários anos e autor de diversas moedas e medalhas produzidas pela INCM, recentemente agraciado com o J. Sanford Saltus Award, considerado o «prémio Nobel» da medalhística.

A moeda do Centenário da Universidade de Lisboa, com o valor facial de 2,5 euro, emitida em prata com acabamento proof e em cuproníquel com acabamento normal, exibe no anverso a representação de uma embarcação, que surge também no reverso com as suas quatro velas infladas, ladeadas por dois corvos, assim como a representação de um capitel, sugerindo a ação civilizadora das universidades e fazendo referência ao Humanismo.

Imagem maximizada

fechar [X]